Entries (RSS)

terça-feira, 17 de maio de 2011

Nova Serie: Esta Música é Arte? - Introdução


Uma das perguntas mais recorrentes que recebo, e que acaba virando tema de acaloradas discussões é se uma música é ou não ARTE.

Claro que em termos gerais, música é uma forma de arte, mas "não é possível crer que tantas porcarias que existem por aí possam ser consideradas obras de arte", replicam alguns.

Penso que a objeção acima tem fundamento. Então como poderíamos julgar uma música em particular e definirmos se ela é ou não arte? - Essa é a questão que abordarei nesta nova serie do blog Sons, Filmes & Afins.

2 comentários:

Anônimo disse...

Excelente este tema abordado, Rodrigo! Vai convidar todos os seguidores do blog que lerem a matéria a refletir sobre o que pode ou não ser chamado de arte dentro da música. Entre tantas questões a serem levantadas,a princípio qualquer trabalho musical precisar se torna conhecido para que se torne um pano de fundo de época, mas determinados padrões ou fórmulas parece que já nascem destinados ao esquecimento ou repulsa a um curto espaço de tempo. Não vou citar nomes para não cair no lugar comum que é o gosto pessoal interferindo na análise crítica, e também para não levantar polêmicas sem sequer o artigo ter "esquentado". Vamos ver como ficarão nossas opiniões ao término desta nova série. Mas não sem antes deixar um pouco de codimento no caldo: algo que percebo desde muito novo e que aparentemente se tornou mais frequente, é que a grande maioria do público confunde o que é ser artista com qualquer mero entretenedor, só pelo fato de ter se tornado muito conhecido e frequente aos nossos ouvidos. Se tivessemos vida inteligente e criativa - como por exemplo, o formato da Rádio Polaina - nas grandes emissoras de rádio do país esse quadro provavelmente teria outros contornos. Espero que os leitores não deixem de participar desta bela discussão. Um abraço e até logo! Jailson.

Rodrigo Nogueira disse...

Valeu Jailson!

Espero q o pessoal participe!

Abração!

Postar um comentário

Arquivo

Deixe seu recado!